segunda-feira, 19 de maio de 2008

projeto de aprendizagem: amizade


AMIZADE

Amizade segundo o dicionário Aurélio Século XXI é: Sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou por atração sexual; Estima, simpatia ou camaradagem entre grupos ou entidades;. Entendimento, fraternidade;. Benevolência, bondade.



AMIZADE

PRECISO DE UM AMIGO QUE ME OLHE NOS OLHOS QUANDO FALO,QUE OUÇA AS MINHAS TRISTEZAS E NEUROSES COM PACIÊNCIA.,E, AINDA QUE NÃO COMPREENDA, RESPEITE OS MEUS SENTIMENTOS,PRECISO DE ALGUÉM, QUE VENHA BRIGAR AO MEU LADO SEM PRECISAR SER CONVOCADO;ALGUÉM AMIGO O SUFICIENTE PARA DIZER-ME AS VERDADES QUE NÃO QUERO OUVIR, MESMO SABENDO QUE POSSO ODIÁ-LO POR ISSO,.NESSE MUNDO DE CÉTICOS, PRECISO DE ALGUÉM QUE CREIA, NESSA COISA MISTERIOSA, DESACREDITADA, QUASE IMPOSSÍVEL :

A AMIZADE.

QUE TEIME EM SER LEAL, SIMPLES E JUSTO, QUE NÃO VÁ EMBORA SE ALGUM DIA EU PERDER O MEU OURO E NÃO FOR MAIS A SENSAÇÃO DA FESTA.,PRECISO DE UM AMIGO QUE RECEBA COM GRATIDÃO O MEU AUXÍLIO, A MINHA MÃO ESTENDIDA, MESMO QUE ISTO SEJA MUITO POUCO PARA SUAS NECESSIDADES.,PRECISO DE UM AMIGO QUE TAMBÉM SEJA COMPANHEIRO, NAS FARRAS E PESCARIAS, NAS GUERRAS E ALEGRIAS, E QUE NO MEIO DA TEMPESTADE, GRITE EM CORO COMIGO : "NÓS AINDA VAMOS RIR MUITO DISSO TUDO" E RIA MUITO.,NÃO PUDE ESCOLHER AQUELES QUE ME TROUXERAM AO MUNDO, MAS POSSO ESCOLHER MEU AMIGO,.E NESSA BUSCA EMPENHO A MINHA PRÓPRIA ALMA, POIS COM UMA AMIZADE VERDADEIRA, A VIDA SE TORNA MAIS SIMPLES, MAIS RICA E MAIS BELA” .



Existe amizade verdadeira em nossos dias?

É uma pergunta indubitavelmente muita difícil de ser respondida pelas bases frágeis em que se alicerçam muitas amizades.

Partimos do pressuposto que a amizade anima o psiquismo sendo bem conhecidos os seus benefícios quer para a saúde física assim como para a saúde mental, porque são ativadas áreas do cérebro e liberadas substancias hormonais que favorecem a alegria e o bem estar. Nos faz crescer e amadurecer ajudando a forjar nossa personalidade e nossas relações com os que nos rodeiam.

Um profundo sentimento de amizade ativa áreas muito particulares, geralmente infra utilizadas no cérebro, que produzem uma mescla especial de substancias bioquímicas.


Ter amigos nos serve de conforto pois que em caso de necessidade é o primeiro a nos dar ajuda e consolo daí o dístico de Cícero(106-43 a C) Da amizade ”Amicus certus in re incerta cernitur” isto é “o amigo certo se reconhece numa situação incerta”

Não devemos entender por amizade a posse, assim como o direito de exigir ou obrigar o amigo a atender os nossos caprichos porém, dar-lhe liberdade e apoio mutuo, em caso contrário não é verdadeira amizade mas sim uma mescla de dominação e possessão.

O amor verdadeiro é um sentimento liberto de todo e qualquer compromisso de ficar submisso ao outro. Todos necessitam dar e receber amor, é uma capacidade de índole superior da qual o ser humano está instintivamente dotado desde que é um animal social por excelência e que constitui uma necessidade, já que uma existência sem amor supõe um vazio numa parcela importante de nossa vida psíquica.

Ao longo da vida estabelecemos numerosas relações interpessoais com a reciprocidade de nossos afeto de una forma mais ou menos intensa, dependendo da afinidade que sentimos por essas pessoas, da intensidade e freqüência de relação e de reciprocidade afetiva que dividimos com eles

De forma mais o menos inconsciente, damos afeto a pessoa que nos é cara e é evidente que esta pessoa retribua com carinho estabelecendo-se um vínculo afetivo que é a amizade.

Infelizmente nem sempre isso ocorre porque junto com a “amizade” caminha a ingratidão e sem querer o que era rico em dádiva reciproca transforma-se em desafeto que causam muitas mágoas e decepções.

O significado da amizade e algo que se instala na infância e estas primeiras aquisições influem em seu desenvolvimento posterior.

Em principio a criança se relaciona basicamente com sua família mais íntima tais como pais, irmãos, avós e tios e quando inicia o processo escolar inicia o socialização estabelecendo laços afetivos fora do lar. Descobre outras crianças de sua faixa etária, com características, algumas iguais e outras diferentes às suas. Aprende a compartilhar, a confiar e preferir pessoas da mesma idade. Tal fato quando o psiquismo da pessoa está em consonância com a normalidade, pois que em casos patológicos pode ocorrer a escolha de pessoas mais velhas ou vice-versa.

É mais fácil uma criança ter amigos numa família que valorizam e potencializam os laços de amizade sendo comum preferir a amizade das casas de amigos do que as da sua própria casa onde muitas vezes é preterida a um plano secundário

A amizade entre os casais normalmente os cônjuges é uma relação intima de dar e receber em outras palavras de cumplicidade.

Deve responder as necessidades humanas de segurança, e sentirem-se compreendidos e queridos.

Em suma a amizade é uma forma de enriquecimento pessoal que aprendemos a dar e receber amor, a ser mais generosos, não perdendo de vista que podemos aprender das experiências do outro, de seus conhecimentos e de suas vivências.


Coisa do coração ou do cérebro?

- Tudo que é sentimento vem do cérebro, o coração só faz circular o sangue.
- Por isso quando alguem sofre morte cerebral, já era, o coração tá lá desenvolvendo a sua função, mas não adianta, pois o comando central está morto. Dizer que eu amo de coração, etc, é porque o coração ficou como símbolo do amor, é figura de linguagem. É a mesma coisa dizer que o céu é azul. Na verdade quando olhamos para cima o que se vê são as camadas de gás que dá a cor azul. céu é uma palavra figurativa.
- Porém poetas e cientistas concordam em uma coisa:paixão não tem nada a ver com razão. Exemplo quem está apaixonado não escuta conselhos, não enxerga o que anda errado, nem sente que pode até estar entrando em uma fria. Isso porque a paixão embota os sentidos, que se recusam a trabalhar a favor do cerebro. Só do coração.

Conclusão:
A amizade se manifestas de várias maneiras depende da pessoa.A ciência explica de um modo racional afirmando que os sentimentos e as emoções são do cérebro,e a piscologia de outro, ela afirma que esses sentimentos e emoções são do coração. Eu prefiro acreditar que a amizade vem do coração e é muito importante na vida de todos. Um amigo serve para qualquer hora, na alegria ou na tristeza;por isso, eu acho a amizade importante.

fontes:
www.psicologia.org.br/internacional/ap23.htm - 17k -
www2.fpce.ul.pt/pessoal/jmoreira/Port/abstracts/amiz_gulb03.htm -
psicologia.blogspot.com/ - 40k -

Nenhum comentário: